Marketing para salão de beleza: Confira Dicas Inovadoras e eficazes

As estratégias de marketing para salão de beleza podem, com certeza, levar o seu negócio para um próximo estágio. Quando se trata do universo da beleza, possuir uma autoridade no mercado faz toda a diferença. 

Afinal, quem não é visto, não é lembrado e atualmente o marketing e a comunicação tem um papel importantíssimo neste processo. 

Além do marketing digital, muito difundido atualmente, existem estratégias de marketing outbound que envolvem uma abordagem mais ativa através de canais de comunicação tradicionais. 

O ideal para quem tem um orçamento mais curto, mas precisa ampliar o índice de venda é inicialmente investir em estratégias de marketing digital. Confira algumas estratégias inovadoras e eficazes a seguir.

Marketing para salão de beleza: ferramentas de gestão

Definitivamente suas estratégias de marketing serão bem mais efetivas com o auxílio da tecnologia. Atualmente existem diversas ferramentas que podem tornar a sua vida muito mais fácil. Confira!

Chatbot  para atendimento

Com os chatbot para atendimento, você terá uma disponibilidade contínua de atendimento online, mesmo estando ocupada em seu salão. 

Você poderá informar sobre serviços, preços e realizar agendamento sem ter que ter tido contato direto com o cliente naquele momento. Outro benefício importante do chatbot está relacionado a redução de custos, uma vez que você irá automatizar uma simples que seria realizada por um funcionário.

Plataforma de Gestão

Uma plataforma de gestão inovadora e completa, pode te ajudar a administrar os esforços de marketing que você vai realizar. A ideia é concentrar tudo em um só lugar para que você e sua equipe tenham controle sobre o processo de criação de cada estratégia. Trata-se de um lugar onde você poderá ver o todo. Entre os principais benefícios desta tecnologia podemos destacar:  

  • Melhoria da eficiência;
  • Aumento da produtividade;
  • Auxílio na tomada de decisões;
  • Melhorias na colaboração e integração da equipe.

Marketing para salão de beleza: conheça as melhores estratégias

Antes de começar a desenvolver ações no universo digital, você precisa primeiramente conhecer cada estratégia, realizar planejamentos estruturados, para enfim colocar a mão na massa e fazer a mágica acontecer. Confira a seguir algumas estratégias eficazes.

Google My Business

O Google My Business ou Google Meu Negócio, como também é conhecido, é ideal para quem deseja realizar o SEO local. Ele melhora os resultados para buscas locais, ou seja, buscas no Google de pessoas que buscam serviços próximos ao seu salão. Aproveite para oferecer amostras grátis e ampliar o seu índice de venda.

Através dele é possível divulgar ofertas especiais e exclusivas. A ferramenta disponibiliza análise de dados, onde você poderá acompanhar o índice de visitas e interações.

Crie um site responsivo

Podemos afirmar que o site é o seu salão virtual, ou seja um lugar onde a sua cliente deve chegar, se sentir em casa, ter acessos a todas as informações relacionadas a qualidade dos serviços oferecidos, saber quais são os serviços e preços relacionados. 

O site precisa possuir a mesma identidade do seu salão. Ou seja, as cores precisam conversar. Além disso, cada vez mais os clientes acessam sites do celular ou tablet e você precisa devolver um site que se adeque a cada um desses dispositivos.

Invista em redes sociais

Em média, as pessoas no Brasil ficam cerca de 3 horas por dia conectadas às redes sociais. E você precisa estar onde o seu cliente está, certo? 

Exatamente por isso, não basta sair publicando em todas as redes sociais de uma maneira desenfreada. 

Você precisa entender exatamente quem é o seu cliente “persona” e descobrir em quais redes ele realmente está. Se o seu cliente é adolescente e jovem, por exemplo, o tiktok seria uma boa opção.

Faça marketing de conteúdo

Se você deseja ampliar a sua autoridade no mercado, o marketing de conteúdo é uma estratégia que não pode faltar. Ele tem o poder de ampliar a sua visibilidade e presença online. 

O  marketing de conteúdo também auxilia no processo de construção de confiança, estabelecendo credibilidade e autoridade no mercado.

Invista em anúncios online

Se você precisa de resultados rápidos, os anúncios online são uma estratégia de curto prazo que podem ampliar a sua visibilidade alcançando mais clientes para o seu salão. 

Novamente reafirmo, antes de escolher onde investir, descubra em qual plataforma seu potencial clientes está. Existem diversos tipos de anúncios disponíveis, confira:

  • Google Ads (Google AdWords): anúncios de texto e imagem nos resultados de busca;
  •  Facebook Ads: anúncios direcionados por interesse, idade e localização;
  •  Instagram Ads: anúncios visuais e de vídeo;
  •  LinkedIn Ads: anúncios para profissionais e empresas;
  •  YouTube Ads: anúncios de vídeo.

E-mail marketing

Quando se pensa em estratégias de marketing para Salão de Beleza, o e-mail marketing tem um papel importante no processo de aquisição e manutenção de clientes. 

Ao utilizar a sua base de email, você poderá divulgar promoções e realizar o lançamento de novos tratamentos. Entre os benefícios estratégicos desta ação, podemos destacar o aumento no índice de conversão, ampliando as vendas de serviços de produtos. 

Além disso, o e-mail marketing também ajuda a fidelizar seus clientes com informações de qualidade e relevantes. Além, é claro, de fortalecer a identidade e reputação do seu salão de beleza.

Invista em agendamento online

O Agendamento é fator crucial para o desenvolvimento de um salão de beleza. Poder fazê-lo de forma prática e eficiente pode ampliar consideravelmente a eficiência do atendimento, reduzindo o  tempo de administração e minimizando erros. Além disso, o agendamento online melhora a organização da agenda de uma forma centralizada. 

A redução de custos é outro fator importante, pois diminui a necessidade de pessoal para gerenciar agendamentos e você fica livre para realizar os procedimentos estéticos em seus clientes. Já para as clientes, podemos destacar os seguintes benefícios:

  • Conveniência: Agendamento rápido e fácil;
  • Flexibilidade: Escolha de horários e serviços;
  • Redução de tempo de espera: Agendamento preciso;
  • Confirmação imediata: receberá confirmação do agendamento.